Conhecendo um pouco mais sobre os modelos do mercado

Desenhadas sob medida ou compradas prontas, portas e janelas têm contornos capazes de marcar um projeto. E contam com uma aliada de peso: Com o avanço da tecnologia na indústria de tintas, vernizes, ceras e impregnantes, as possibilidades de aumentar ou diminuir o destaque que você quer dar a cada detalhe são muitas.

Vamos falar um pouco sobre algumas das opções mais utilizadas no mercado da construção civil

img-portas-janelas-de-aluminio

Quais os benefícios do alumínio?

Leveza, fácil manuseio e manutenção simples, além de boa resistência a maresia. A ionização, feita na fabricação, aumenta a proteção e a durabilidade do alumínio para as regiões litorâneas. O tratamento forma uma camada de oxido de alumínio, que protege contra corrosão, salinidade e fumaça industrial. É possível também realizar a pintura eletrostática a pó, um fino acabamento aplicado na fabricação que adere a todas as cavidades e reentrâncias da superfície.

img-porta-madeira-macica

Quando devo optar pela madeira?

Em locais que exijam maior isolamento térmico. Mas ela pode sofrer muitas deformações durante uma instalação malfeita. A escolha de bons profissionais para instalação de suas portas e janelas é fundamental para que o produto consiga ter maior durabilidade. Para evitar o empenamento devido a ação dos raios solares e da umidade, trate o material com óleos impregnantes, que formam uma película protetora e mantêm sua beleza. Prefira modelos maciços, mais resistentes ao ataque de cupins e a ação do tempo.

img-porta-sanfonada-pvc

Quais as vantagens do PVC?

Durável e de fácil manutenção, proporciona ótimo isolamento acústico, além de boa vedação, porque as juntas vêm soldadas, sem emendas. Em qualquer situação, os produtos devem apresentar garantia contra deterioração e desbotamento causados pela exposição ao sol. Melhor instalar em áreas protegidas das intempéries.

img-porta-janela-aluminio

Como é a manutenção de cada material?

Limpe com produtos neutros, segundo as recomendações do fabricante na embalagem ou no manual de usuário. Evite agentes abrasivos, como esponjas de dupla face e palha de aço, e produtos químicos como removedores, querosene, cloro e limpadores multiuso, que danificam qualquer material. Para a madeira, observe as recomendações dos fabricantes de tinta ou verniz quanto a periodicidade da aplicação. Antes da repintura, retire a camada anterior para evitar o acúmulo do produto, que pode comprometer a movimentação das folhas no caixilho. No caso dos vernizes, lixe a camada antiga até desaparecer todo o brilho.